O COMEÇO DE TUDO
O professor Juarez, com 19 anos, devido à problemas de apneia do sono, nunca havia lido um livro completo. Como ele não dormia bem à noite, passava o dia com uma sonolência horrível, imagine lendo um livro?
Nesta idade, chegou à conclusão de que sem leitura não chegaria a lugar nenhum e resolveu dar um jeito nesta deficiência literária. Programou-se, a partir daquele momento, a ler duas horas por dia.
Dessas duas horas, o máximo que conseguia ler era apenas 15 minutos, o resto do tempo cochilava em cima da mesa.
Apesar da dificuldade, não desanimou. A vontade de ser culto era grande.
Levou um ano para ler um livro, mas cumpriu o prometido.
Quatro anos depois ouviu falar pela primeira vez em Leitura Dinâmica e ficou louco pela ideia de trazer a Leitura Dinâmica no Brasil, principalmente quando leu a seguinte máxima: “NÃO HÁ DESENVOLVIMENTO SEM EDUCAÇÃO E NÃO HÁ EDUCAÇÃO SEM LEITURA”.
O TRABALHO
Para levar adiante o projeto de disseminar a cultura da Leitura Dinâmica no país, criou o IOM-Instituto de Otimização da Mente, cujo objetivo é incentivar o crescimento humano através da leitura.
Mais tarde, influenciado pelo educador Paulo Freire, criou o curso, que hoje é conhecido como Curso Memorização e de Otimização do Estudo. O principal objetivo deste curso é retirar o estudante da condição de objeto e transformá-lo em sujeito do aprendizado, ou seja, que ele deixe de ser um aluno passivo para assumir a postura ativa.
Em parceria com a professora Lissandra Lopes de Oliveira, o Prof. Juarez escreveu o livro “Como ler 1000 palavras por minuto” e em breve lançará o seu novo livro: “Como Otimizar a Memória”.
Hoje o IOM oferece os cursos de Leitura Dinâmica (presencial e online e os cursos de Memorização e Otimização do Estudo, presencial e online.
Na prática do curso de Leitura Dinâmica para alunos do ensino fundamental percebemos que a Leitura Dinâmica facilitava a leitura de alunos portadores de dislexia e de TDH. A explicação para este fenômeno é bem simples, pois leitura dinâmica é uma leitura de imagens e não uma leitura linear e silábica como a leitura tradicional.
O FUTURO
O IOM está buscando parcerias com profissionais especializados em dislexia e TDH para criar turmas especiais de leitura dinâmica para os portadores destas dificuldades e pretende criar também turmas especiais para surdos e mudos, com tradução simultânea em Libra.
Estaremos sempre atentos e disponíveis para procurar soluções para quaisquer outras dificuldades de leitura e de aprendizado que chegue a nós.
VISÃO
Ser referência nacional na capacitação eficiente da leitura e do aprendizado. Incentivar nossos alunos a conquistarem o crescimento, tanto profissional como pessoal, através da aquisição do conhecimento adequado e qualificado.
MISSÃO
Capacitar nossos alunos a serem leitores e aprendizes eficientes.